Um mapa para me (re)encontrar
Projeto
"Caminho fabril: patrimônio industrial da cidade do Rio Grande"
Rio Grande é uma cidade fabril e operária. Abrigou centenas de fábricas e milhares de trabalhadores e trabalhadoras. Se desenvolveu e alterou sua paisagem urbana, social, cultural e ambiental no processo de industrialização. Nosso projeto tem por objetivo compreender as histórias e as memórias do patrimônio industrial rio-grandino.
Sobre
Valorização e sensibilização do patrimônio industrial
O projeto teve início em 2020 como pesquisa de Pós-Doutorado da historiadora Olivia Nery, na Universidade Federal de Pelotas, com financiamento do CNPq e supervisão da Profa. Dra. Maria Leticia Mazzucchi Ferreira. Em 2023 o projeto se expandiu e tornou-se um Projeto de Extensão da Universidade, com participação de estudantes da graduação e pós-graduação. Seja através do mapa virtual com a identificação de mais de 160 pontos do passado industrial e operário da cidade, ou através das caminhadas, o projeto busca valorizar o patrimônio industrial na sua diversidade e complexidade, bem como sensibilizar a comunidade local para sua importância na formação da memória e identidade rio-grandina.
O que fazemos
Nosso projeto atua em diferentes frentes e realiza atividades que vão desde o ensino, a pesquisa e a extensão.
Mapa virtual
No mapa virtual você consegue identificar os pontos da cidade que estão relacionados com o passado fabril e operário da cidade. Fábricas, clubes, sindicatos, jornais, escolas e outros pontos que demonstram o polo industrial rio-grandino.
Caminhadas
As caminhadas são realizadas em percursos que envolvem pontos do mapa virtual. Abertas a comunidade e gratuitas, elas proporcionam visitar espaços através da mediação e da sensibilização do olhar para o patrimônio industrial.
Histórias e memórias
Quem eram as pessoas que trabalharam nas fábricas e demais locais industriais? Durante muito tempo elas foram invisibilizadas e nosso projeto busca valorizá-las e retirá-las do anonimato.
Notícias
Temos orgulho do reconhecimento recebido pelo nosso projeto. Confira abaixo alguns de nossos destaques recentes na mídia. Eles inspiram você a participar? Não deixe de entrar em contato!
Colabore
Queremos coletar memórias e histórias das pessoas que fizeram, e fazem, parte do patrimônio industrial rio-grandino. Se você trabalhou em algum destes locais, ou conhece alguém que trabalhou, você pode contar sua história e colocá-la como protagonista da história de Rio Grande.
Acompanhe nosso trabalho
Coordenadora: Profa. Dra. Olivia Nery