top of page

Projeto
"Caminho fabril: patrimônio industrial da cidade do Rio Grande"

Rio Grande é uma cidade fabril e operária. Abrigou centenas de fábricas e milhares de trabalhadores e trabalhadoras. Se desenvolveu e alterou sua paisagem urbana, social, cultural e ambiental no processo de industrialização. Nosso projeto tem por objetivo compreender as histórias e as memórias do patrimônio industrial rio-grandino.

Foto de uma chaminé feitas de tijolos. A foto foi tirada de cima para baixo, mostrando o céu azul e um pássaro voando.
Identidade visual do projeto. Ao centro o desenho de uma fábrica com chaminé e três janelas, acima, um caminho pontilhado e um ícone indicando o lugar da fábrica. Essa identidade visual do projeto demonstra os caminhos possíveis do patrimônio industrial.
Foto de uma das edições das caminhadas do projeto. Ao fundo da imagem está o prédio da antiga estação ferroviária, é um prédio amarelo, com janelas brancas e telhado marrom. Ele tem dois andares. Na frente do prédio está o grupo participante caminhando em direção ao prédio. Estão todos de costas para a foto.

Sobre

Valorização e sensibilização do patrimônio industrial

O projeto teve início em 2020 como pesquisa de Pós-Doutorado da historiadora Olivia Nery, na Universidade Federal de Pelotas, com financiamento do CNPq e supervisão da Profa. Dra. Maria Leticia Mazzucchi Ferreira. Em 2023 o projeto se expandiu e tornou-se um Projeto de Extensão da Universidade, com participação de estudantes da graduação e pós-graduação. Seja através do mapa virtual com a identificação de mais de 160 pontos do passado industrial e operário da cidade, ou através das caminhadas, o projeto busca valorizar o patrimônio industrial na sua diversidade e complexidade, bem como sensibilizar a comunidade local para sua importância na formação da memória e identidade rio-grandina.

Entre em contato

O que fazemos

Nosso projeto atua em diferentes frentes e realiza atividades que vão desde o ensino, a pesquisa e a extensão.

Screenshot 2023-11-27 at 12-52-14 Caminho fabril patrimônio industrial da cidade do Rio Gr
Foto da coordenadora do projeto Olivia Nery conversando com uma senhora que trabalhou na fábrica Rheingantz. Olivia e a senhora estão no centro da foto, Olivia está ao lado direito da imagem, veste um casaco laranja, calça preta e usa uma bolsa de algodão. Está segurando um microfone para que a senhora consiga contar sua história. A senhora está de roupa preta, tem cabelos brancos e aponta o dedo indicador para uma máquina.
Foto em preto e branco de trabalhadores e trabalhadoras do frigorífico Swift. São certca de 40 pessoas alguns em pé e outros ajoelhados, todos estão posando para a foto e posição circular. A foto foi tirada em comemoração de final de ano.

Mapa virtual

No mapa virtual você consegue identificar os pontos da cidade que estão relacionados com o passado fabril e operário da cidade. Fábricas, clubes, sindicatos, jornais, escolas e outros pontos que demonstram o polo industrial rio-grandino.

Caminhadas

As caminhadas são realizadas em percursos que envolvem pontos do mapa virtual. Abertas a comunidade e gratuitas, elas proporcionam visitar espaços através da mediação e da sensibilização do olhar para o patrimônio industrial.

Histórias e memórias

Quem eram as pessoas que trabalharam nas fábricas e demais locais industriais? Durante muito tempo elas foram invisibilizadas e nosso projeto busca valorizá-las e retirá-las do anonimato.

Notícias

Temos orgulho do reconhecimento recebido pelo nosso projeto. Confira abaixo alguns de nossos destaques recentes na mídia. Eles inspiram você a participar? Não deixe de entrar em contato!

Participação no FM Café - FURG

Entrevista na Rádio Oceano - Tá na Hora

Café com Z conversa com Olivia Nery

5º Prêmio CAU/RS

Foto em preto e branco de um grupo de trabalhadores da fábrica Leal Santos. Eles estão saindo de um turno de trabalho e posicionados no centro da imagem. Em primeiro plano estão cerca de 20 meninos, todos usam casacos e calças, alguns usam chapéus. Atrás um grupo de trabalhadores, homens e mulheres, caminham em direção ao fotógrafo.

Colabore

Queremos coletar memórias e histórias das pessoas que fizeram, e fazem, parte do patrimônio industrial rio-grandino. Se você trabalhou em algum destes locais, ou conhece alguém que trabalhou, você pode contar sua história e colocá-la como protagonista da história de Rio Grande.

Acompanhe nosso trabalho

caminhofabrilrg@gmail.com

Instagram @caminhofabrilrg

Facebook @caminhofabrilrg

Coordenadora: Profa. Dra. Olivia Nery

olivianery@gmail.com

Âncora 1 insta
bottom of page