top of page

Nossas ações

Nosso projeto atua em diferentes frentes e aqui você vai encontrar nossas principais ações

Screenshot 2023-11-27 at 12-52-14 Caminho fabril patrimônio industrial da cidade do Rio Gr
1_4.jpg
Foto em preto e branco de trabalhadores e trabalhadoras do frigorífico Swift. São certca de 40 pessoas alguns em pé e outros ajoelhados, todos estão posando para a foto e posição circular. A foto foi tirada em comemoração de final de ano.

No mapa virtual você consegue identificar os pontos da cidade que estão relacionados com o passado fabril e operário da cidade. Fábricas, clubes, sindicatos, jornais, escolas e outros pontos que demonstram o polo industrial rio-grandino.

​

As caminhadas são realizadas em percursos que envolvem pontos do mapa virtual. Abertas a comunidade e gratuitas, elas proporcionam visitar espaços através da mediação e da sensibilização do olhar para o patrimônio industrial.

Quem eram as pessoas que trabalharam nas fábricas e demais locais industriais? Durante muito tempo elas foram invisibilizadas e nosso projeto busca valorizá-las e retirá-las do anonimato.

Propaganda da fábrica de Charutos Poock em um jornal. No centro da imagem está um desenho de um homem fumando o charuto e espelindo a fumaça pela boca. A fumaça produz desenhos. Acima da imagem está o dizer "Poock e Cia" Rio Grande do Sul
Foto preto e branco de trabalhadores da fábrica Leal Santos saindo da fábrica. Ao centro da imagem, em primeiro plano, os trabalhadores caminham em direção ao fotógrafo. No lado direito e esquerdo os prédios da fábrica e ao fundo a chaminé.
Foto em preto e branco de trabalhadores e trabalhadoras do frigorífico Swift. São certca de 40 pessoas alguns em pé e outros ajoelhados, todos estão posando para a foto e posição circular. A foto foi tirada em comemoração de final de ano.

Para a identificação dos locais e de suas histórias, realizamos uam pesquisa histórica e iconográfica aprofundada. A pesquisa se debruça em diferentes fontes históricas, mas principalmente a imprensa, a fotografia, a oralidade e correspondências.

​

Os resultados da nossa pesquisa são divulgados constantemente através das redes sociais do projeto e da participação de eventos acadêmicos e não-acadêmicos. Para conhecer mais sobre a história e o patrimônio industrial rio-grandino, acompanhe nossas postagens!

Sua história é muito importante! A dos seus familiares também! Se você trabalhou ou conhece alguém que trabalhou em algum dos locais do nosso mapa, conte sua história! Ela merece ser registrada.

bottom of page